Pages

27 de setembro de 2012

Dados dos candidatos começam a ir para as urnas, nesta quinta-feira (27), em Salvador


Começam, nesta quinta-feira (27), em Salvador, as cerimônias de preparação das urnas eletrônicas para as Eleições Municipais 2012, última etapa preparatória dos equipamentos para o pleito que acontece em 7 de outubro. As cerimônias, que incluem os procedimentos de carga das urnas (dentre outros atos, a inseminação dos dados dos candidatos e dos eleitores), além da lacração, auditoria, autoteste e conferência visual dos equipamentos, já se iniciaram também hoje (26) em cidades como Itabuna (27ª Zona), Maracás (37ª Zona) e Santo Antônio de Jesus (56ª zona). O cronograma geral pode ser visualizado no portal do TRE (www.tre-ba.jus.br), no menu “Eleições”>Eleições 2012.
Já foi publicado, no último sábado, o edital para que representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados (OAB) e partidos políticos possam acompanhar as cerimônias na Capital, onde os atos preparatórios se iniciarão a partir das 8h e estarão todos concentrados no Centro de Apoio Técnico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), em Porto Seco de Pirajá. Os atos poderão ter também cobertura da imprensa. No interior, os procedimentos acontecerão nas sedes dos polos ou nos próprios Cartórios Eleitorais.
A carga das urnas
A carga das urnas é exatamente o momento em que os sistemas, além das informações de candidatos e eleitores, que já foram previamente armazenadas nas mídias (os cartões de memória), são transferidos para as urnas eletrônicas. Depois deste procedimento, é feita a lacração dos equipamentos. “Após a inseminação das urnas, as mesmas serão lacradas para garantir a inviolabilidade dos dados ali inseridos”, explica o servidor Lívio Ara, chefe da Seção de Logística e Voto Informatizado, que estará acompanhando os procedimentos na Capital.
Candidatos sub judice
Assim como os candidatos que já tiveram seus registros definitivamente confirmados pela Justiça Eleitoral, todos aqueles que estão com recursos pendentes de julgamento no TRE ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os chamados “sub judice”, terão seus nomes aparentes nas urnas. Os votos direcionados aos candidatos indeferidos com recurso serão considerados nulos até que saia decisão final, que poderá mudar ou não a sua situação. Os votos apurados terão destinações diferentes para cada situação do candidato, podendo, caso necessário, serem feitas novas totalizações por meio do sistema de gerenciamento do TRE, mesmo após a lacração das urnas.
SM / http://www.tre-ba.jus.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.

Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.

Grato pela participação.