Pages

6 de fevereiro de 2013

Em Tucano, Fátima reforça demandas urgentes de agricultores e movimentos sociais


Captação da água da chuva, acesso dos agricultores ao crédito emergencial e obras estruturantes foram alguns dos pontos destacados pela deputada Fátima Nunes na segunda reunião itinerante realizada nesta terça (05) pelo Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, no município de Tucano. Coordenada pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, o encontro reuniu 37 prefeitos dos Territórios de Identidade Nordeste II e Sisal, que puderam expor suas demandas a secretários e dirigentes de órgãos ligados às ações de combate aos efeitos da estiagem. A deputada foi a única parlamentar presente na reunião.
Na ocasião, prefeitos e lideranças sindicais e de movimentos sociais puderam ouvir dos representantes do governo, as ações que vem sendo implementadas nos municípios para garantir a a produção agrícola, amenizar os efeitos negativos da seca e assegurar o acesso de famílias a benefícios estaduais e federais. “Nesta reunião nós pudemos reforçar as urgências dos agricultores, a exemplo do acesso ao crédito emergencial que eles tem direito, disponibilizado pelo governo federal. Há muita burocracia na disponibilização do crédito e a situação pede agilidade nestes trâmites”, pontuou Fátima Nunes que foi enfática quanto a este ponto. Junto ao representante do Banco do Nordeste, que disponibiliza o crédito, José Herculano Sobrinho, a deputada reforçou o diálogo com as instituições sindicais presentes e agricultores de assentamentos, conseguindo para depois do Carnaval, encontro para que haja o destravamento no acesso aos recursos para tornar o acesso mais ágil. A reunião ocorrerá em Cícero Dantas. A linha de crédito emergencial, disponibilizada pelo governo federal via Banco do Nordeste (BNB), aos agricultores familiares da região chegou a R$ 40 milhões, em operações contratadas.
Água – Indicação da deputada nos último meses, a captação de água da chuva em grande volume também foi pauta discutida junto ao secretário do Meio Ambiente, Eugênio Splenger, que informou que o órgão está trabalhando em políticas que viabilizem o projeto. “Estarei na secretaria para conhecer de perto esse projeto e saber como está sendo formulado”, garantiu Fátima Nunes. Ainda na pauta, foram tratadas questões como as obras de interligação do rio São Francisco com o Vaza Barris e o Itapicuru, além Projeto Eixo Sul, obra planejada que levará águas do rio São Francisco para as regiões semiáridas da Bahia e Sergipe, sob responsabilidade da Codevasf.

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.

Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.

Grato pela participação.