Pages

16 de fevereiro de 2013

DIA DO REPÓRTER - 16 DE FEVEREIRO


FOCA é o repórter em início de carreira e significa profissional inexperiente no cargo, novato, recém-saído da faculdade. Aquele que se deslumbra com as primeiras tarefas que recebe.

A vida de "foca" vai ficando para trás e o repórter passa a desempenhar a função, utilizando seus próprios conhecimentos, sendo responsável responsável pela elaboração das notícias que serão veiculadas em jornais, revistas ou em programas jornalísticos de rádio e televisão. 

O mercado de trabalho

Com o boom da internet, muitos repórteres e jornalistas de jornal e revista estão deixando as redações e aderindo ao jornalismo on-line. Ocupam funções de repórteres e editores de conteúdo, alimentando os sites com informações para todos os gostos.


Não só em jornal, rádio, televisão e site da internet que os jornalistas podem exercer sua profissão. A assessoria de imprensa, ao longo dos anos, se tornou uma das áreas mais procuradas pelos jornalistas para trabalhar, não só pela falta de oportunidades no mercado que se encontra saturado, como pelos bons salários oferecidos.

Ao lado da assessoria de imprensa está o setor de Jornalismo empresarial também muito disputado por jornalistas. A atividade está concentrada na coleta e produção de informações em empresas públicas e privadas, dirigidas a públicos segmentados. 

Para ser jornalista é preciso ter uma formação cultural sólida, científica e humanística. Ele deve saber um pouco de história; como funciona seu país; sua sociedade e a de outros países. Por isso, a dica é nunca parar de escrever para não perder o estilo e a forma. E ler, para aprimorar a escrita e se atualizar. Por mais que tenha talento e os melhores materiais à mão, um jornalista mal informado não consegue produzir nada. Além disso, toda informação é importante, é bagagem que levamos para toda vida. 

O Curso de Formação

O curso de jornalismo é oferecido como habilitação em Comunicação Social, com duração mínima de quatro anos e inclui disciplinas de várias áreas como Antropologia, Sociologia, Língua Portuguesa, Psicologia, Filosofia, além das específicas Assessoria de Imprensa, Diagramação, Produção Gráfica, Fotojornalismo, Comunicação Empresarial, entre outras. De http://www.portalescolar.net/2011/12/dia-do-reporter-16-de-fevereiro.html   

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.

Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.

Grato pela participação.