Pages

17 de outubro de 2012

Redes sociais são mais tentadoras que sexo e cigarro, diz estudo


Pesquisadores da escola de negócios da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostraram recentemente que redes sociais como o Facebook, que acaba de alcançar a marca de um bilhão de usuários , são mais tentadoras do que fumar um cigarro ou fazer sexo.
Para a consultora em internet e redes sociais Pollyana Ferrari, professora da PUC-SP, os motivos principais do resultado são a proliferação de celulares com tecnologia 3G e a facilidade dos aplicativos. “Ficou muito tentador estar conectado o tempo todo”.
Para o estudo, 250 participantes usaram aparelhos Blackberry com os quais checaram as redes sociais, em média, sete vezes por dia, ao longo de 14 horas. Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, os participantes deviam identificar e informar o desejo que sentiam ao longo do dia. Ao final, dar uma olhadinha nas redes sociais foi um dos desejos ao qual era mais difícil de resistir.
Tal desejo, para Pollyana, também se relaciona com a facilidade de manter a zona de conforto no mundo virtual. “Uma relação a dois exige cuidado e investimento. Nas redes sociais, o mundo é bem mais cor de rosa”.
Esse mundo, sempre tão disponível, aplaca a solidão de usuários que procuram companhia durante noites insones. Segundo a psicóloga clínica Júnia Cicivizzo Ferreira, especialista em medicina comportamental, na rede é possível ter controle quase absoluto do que se faz.
Mas a pior consequência de exagerar nas redes sociais é chegar ao isolamento real, com milhões de amigos online e vida social mínima fora delas.
Ceder à vontade de checar os perfis com frequência faz com que isso se torne um hábito. “Às vezes as pessoas nem dormem direito porque ficam checando se chegou alguma mensagem”, diz a psicoterapeuta Denise Pará Diniz, Coordenadora do Setor de Gerenciamento de Estresse e Qualidade de Vida da Unifesp. Esse comportamento pode ser reforçado por carência, timidez, introversão ou outros conceitos, usualmente associados à autoconfiança – ou à falta dela.
Antes do comportamento se tornar automático, preste atenção. Se você abre mão de coisas importantes para ficar navegando, pode ser que veja o mundo virtual como única satisfação de prazer.

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.

Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.

Grato pela participação.