Pages

5 de maio de 2012

CIPÓ NO PRÓPIO LOMBO



"Prefeitura de Caldas de Cipó é suspeita de crime eleitoral por transportar cidadãos para tirar título"  
 Texto Clarissa Pachecoclarissa.pacheco@jornaldametropole.com.br
INDUZIR ALGUÉM a se inscrever eleitor, cometendo infração a qualquer artigo do Código Eleitoral Brasileiro, implica reclusão de dois anos e pagamento de multa pelo período de 15 a 30 dias. É o que diz o Art. 290 do Código Eleitoral, no capítulo sobre os crimes eleitorais, como o que é investigado pela 25ª Coordenadoria Regional do Interior da Polícia Civil contra a Prefeitura de Caldas de Cipó, comandada por Jailton Macedo (PT). Isso porque, em 17/4, foi apreendida em flagrante uma van da Prefeitura, supostamente transportando quatro passageiros para tirar o título eleitoral na cidade de Nova Soure, comarca que responde pelo município. Segundo o delegado da cidade onde houve o flagrante, José Renato Cunha, a equipe recebeu a denúncia anônima ainda na manhã do dia 17. Dois policiais deram o flagrante e levaram para a delegacia o motorista da van, Enzo de Miranda Ramos, e os quatro passageiros, que prestaram depoimento e confirmaram a denúncia. “Desde que estou na cidade, é a primeira vez que tenho conhecimento de algo assim”, explicou. / Delegado tem até 30 dias para concluir inquérito policial.

Promotoria aguarda inquérito  
O promotor de Nova Soure, Leonardo Coutinho, que acompanhou a polícia durante o flagrante, ainda aguarda a documentação para averiguar a existência de crime eleitoral ou de outro ilícito civil. Segundo Coutinho, há a possibilidade de oferecer denúncia por crime eleitoral, mas também é possível que o ato se configure como ilícito civil ou de improbidade administrativa. “Ainda não posso dizer com segurança em qual artigo se encaixa ou quem deve ser indiciado, mas em caso de crime, o caminho é oferecer denúncia ou, se for um ato ilícito civil, ajuizar ação de improbidade, por exemplo”, declarou.

“Eles estavam pegando carona” 
Questionado sobre a denúncia, o prefeito Jailton Macedo alegou que o centro de abastecimento de Cipó fica em Nova Soure. “Inclusive, o próprio condutor do veículo e os passageiros confirmaram que estavam somente pegando carona”, declarou o prefeito, que afirmou ainda estar movendo processo por calúnia contra um vereador da cidade e ameaçou “processar a repórter e o Jornal da Metrópole”, caso alguma “mentira” fosse publicada.
Macedo, aliás, já responde a processo por abuso de poder econômico, abuso de poder político e captação ilegal de sufrágio — a popular compra de votos.
fac-símile B.O.


Matéria & Foto:Jornal da Metrópole - Edição Nº201 - Postagem: arildoleone.com

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.

Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.

Grato pela participação.