Pages

23 de março de 2012

O Governador Jorge Wagner institui o comitê de combate a seca

O número de municípios que decretaram estado de emergência por conta das dificuldades enfrentadas pela seca já chega a 106 cidades

Portal da Feira

BAHIAa

Com a situação crítica vivenciada em 106 municípios baianos, o governado Jaques Wagner assinou, nesta quarta-feira (21), um decreto instituindo o Comitê Estadual para Ações Emergenciais de Combate aos Efeitos da Seca. O Decreto 13.796, que será publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (22), estabelece medidas para evitar prejuízos maiores à economia e ao desenvolvimento social e humanos das cidades do interior baiano.

Pelo decreto, os trabalhos não serão remunerados e seu exercício será considerado serviço público relevante. O Comitê terá como principal atribuição indicar obras e serviços voltados à redução dos danos causados, acompanhando, fiscalizando e avaliando a prestação da assistência às populações. Caberá também ao grupo articular-se com os órgãos municipais e federais envolvidos nas ações de combate à seca.

Na composição do Comitê estão um representante da Casa Civil, que é o coordenador, um representante das Secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, de Desenvolvimento Urbano, do Meio Ambiente, de Desenvolvimento e Integração Regional e de Relações Institucionais.

O número de municípios que decretaram estado de emergência por conta das dificuldades enfrentadas pela seca já chega a 106 cidades. Um total de 1 milhão e 300 mil pessoas é a estimativa de afetados feita pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec). Nesta quarta (21), a Cordec encaminha para Brasília um lista com os nomes de todos os municípios para que possam ser reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

O Ministério da Integração Nacional já disponibilizou R$ 10 milhões para amenizar as consequências da falta de chuvas. Na última terça-feira (20), na sede da UPB, foi realizada uma reunião para discutir medidas para ajudar as cidades afetadas. Em torno de 90 prefeitos e 20 representantes compareceram à reunião. O secretário estadual de Relações Institucionais, Paulo Cezar Lisboa, apresentou durante o encontro seis proposições de ajuda por parte do governo, envolvendo a ampliação de convênios para limpeza das aguadas e contratação de carro-pipa.

fonte:

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.

Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.

Grato pela participação.