Pages

30 de agosto de 2013

Apagão no Nordeste foi causado por queimada no Piauí, diz ministro

O ministro das Minas e Energias, Edison Lobão, explicou que o apagão no Nordeste desta quarta-feira (28/08) foi uma queimada na fazenda Santa Helena em Canto do Buriti, no Piauí. Com a queimada, duas linhas de transmissão foram desligadas. A situação está sendo normalizada nos estados atingidos.
As causas da queimada ainda estão sob investigação, segundo o ministro - não se sabe se foi por motivos naturais ou por ação humana. O ministro informou que em um primeiro momento a preocupação era de restabelecer o sistema.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS) duas linhas de transmissão privadas no Piauí foram atingidas pela queimada. Estas linhas fazem a interligação entre o sistema do Norte e do Nordeste.
O primeiro desligamento foi às 14h58 na ligação entre Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí. A linha é operada pela IENNE, empresa controlada pela espanhola Isolux Corsán. Religado às 15h04, o circuito sofreu novo desligamento às 15h06. A Isolux Corsán informou que o problema que atingiu o sistema foi de geração de energia, não de transmissão. De acordo com a empresa, a linha ficou desligada por 4 minutos das 15h58 às 16h02.
Também por conta da queimada, uma linha de transmissão que conecta Ribeiro Gonçalves a São João do Piauí sofreu um desligamento às 15h08 - esta linha é operada pela Taesa, controlada pela Cemig.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que houve uma queda de energia no Nordeste às 15h03, classificada de "grandes proporções". A carga na região foi derrubada para 10% do nível normal - uma perda de 10.900 MW, o que provocou o desligamento adicional das seguintes linhas: Presidente Dutra/Teresina, Presidente Dutra/Boa Esperança e Bom Jesus da Lapa/Rio das Éguas.
Ainda de acordo com o ONS, a recomposição da energia foi concluída às 17h30 nas capitais do Nordeste. Segundo a Coelba, a situação foi normalizada às 19h em Salvador.  
Lobão disse que o apagão atingiu "todo o Nordeste" e algumas cidades do interior dos estados da região ainda podem estar sem energia. Nesta quinta-feira, em Brasília, acontece uma reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) para discutir o apagão.
Foram atingidos os estados do Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe, Bahia, Paraíba e Pernambuco.
A falta de luz prejudicou o trânsito, com o apagão nas sinaleiras.
O apagão afetou o funcionamento de sete aeroportos administrados pela Infraero na região Nordeste - Salvador, lhéus, Paulo Afonso, Aracaju, Maceió, Fortaleza, Recife, além de Belém, na região Norte. Geradores foram acionados para garantir o funcionamento das atividades essenciais e os voos não chegaram a ser prejudicados. 

 (Correio)

0 comentários:

Postar um comentário

Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.

Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.

Grato pela participação.