Localidade com cerca de 300 moradores ate hoje não tem posto medico!
MICHELE MENEZES
BARROCAS / RIBEIRA DO AMPARO
Possuindo hoje vários problemas principalmente na área da saúde, Ribeira do Amparo, precisa melhorar e muito para ser considerada uma cidade exemplo. E quem mais sofre com esse descaso são os moradores que convivem de perto com essa situação, principalmente aqueles que moram na zona rural, um exemplo desse descaso acontece na fazenda cabo verde localizada a 30 km da sede e com população de cerca de 300 habitantes.
Os mesmos aprenderam desde cedo a lidar e “superar” doenças, que deveriam ser tratadas de perto por um medico, porem o PSF (posto de saúde da família) mais próximo é localizado no povoado de Barrocas que fica a 12 km de distancia da localidade. Sem o auxilio de um medico, os moradores se arriscam ao se automedicarem, sendo que esse ato que para muitos especialistas da aria pode ser um perigo, podendo ate levar um simples sintoma a um serio problema de saúde. Os riscos podem ser maiores ainda, pondo em conta que boa parte da população é constituída de crianças e idosos, atraindo mais à atenção para esses dois grupos que notavelmente são mais vulneráveis as doenças.
Mesmo o posto de saúde ficando a 12 km, os moradores se arriscam para buscar atendimento medico, chegando ate a irem a pé ou de motocicleta isso é claro quando não pedem encarecidamente por uma carona ao motorista do ônibus escolar. Entretanto o município dispõe de carros que atendem somente emergências dos povoados e adjacências, mas alguns desses carros são encarregados de atender as urgências de mais de uma localidade, e o mesmo acontece com na fazenda Cabo Verde, pois o transporte que lá atende é o mesmo para cinco localidades diferentes. Então a construção de um posto medico seria de suma importância para a localidade que mesmo sendo na zona rural não está imune a doenças como: Gripes, verminoses, diabetes, infecções intestinal, problemas respiratórios causados principalmente pelo fumo, hipertensão e entre outras lá encontradas que logicamente sem o auxilio medico pode ocasionar futuramente sérios problemas.
“Um posto de saúde ajudaria e muito a minha localidade, quando uma pessoa fica doente aqui, fico logo preocupado, pois sem a orientação de um medico a doença pode se agravar e fico mais preocupado ainda quando um morador está precisando urgentemente ir ao medico e descubro que o transporte não está disponível no momento e pode demorar, então rezo para conseguir emprestado outro carro, pois caso contrario pode ser tarde de mais”. Diz: Canuto de Jesus Santos, agente de saúde e morador da localidade.
Sendo assim o que resta para esses humildes moradores, que só querem os seus direitos, é infelizmente rezarem e muito para que ninguém fique doente, pois se ocorrer uma doença é melhor acreditar em um milagre de cura do que esperar por um milagre de disponibilidade.
0 comentários:
Postar um comentário
Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.
Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.
Grato pela participação.