“Prefiro pagar caro para comprar água mineral do que beber desta água”. Diz: Josefa de Souza
MICHELE MENEZES / AMERICO CARVALHO / FRAM MARQUES
RIBEIRA DO AMPARO - BA
Na localidade de Barrocas, moradores podem está correndo risco de contaminação, através da água que vem do poço artesiano que abastece o povoado, relatam moradores.
Poço artesiano construído a mais de 20 anos pode sim está contaminado, e tudo indica que a causa da contaminação é devido à proximidade do poço a uma fossa irregular, já que a localidade como quase todas do município não dispõe de redes de esgotos adequadas.
O meio pelo qual os moradores começaram a suspeitar da contaminação aconteceu quando deram por conta que quase todos do povoado estavam tendo os sintomas e diagnostico da mesma doença ocasionada pela verminose entoameba coli popularmente conhecida por ameba, ocasionada através da água ou pelo solo e que em certos casos, tem grande ação patogênica que sem tratamento especifico, pode ocasionar sérios problemas à saúde.
A população do povoado está cada dia mais, preocupada, já que a contaminação pode ser mais grave do que pensam, devido que a água pode está sendo contaminada em outro lugar além do que já existe.
Moradores estão suspeitando que em uma das valas que percorrem os esgotos é a mesma onde passa um dos canos da água que os mesmos utilizam. A suspeita aconteceu quando alguns moradores ao abrirem as torneiras sentiram um odor insuportável e uma coloração que não era a de normal, e para aumentar mais ainda a suspeita descobriram que a mesma vala onde passaria o cano da água tinha sido limpa alguns dias antes dos moradores sentirem o mau cheiro e que a limpeza tinha sido feita com instrumentos que poderiam ter quebrado o cano. Porem o mesmo foi “concertado” dias depois, mas a qual quer momento ele pode ser quebrado novamente.
E ate agora nada foi feito para tentar solucionar os problemas das duas contaminações que sem duvida existem, mas parecem que o poder publico não quer enxergar, já que foi feita uma analise da água e ate agora não divulgaram o resultado. Porem alguns moradores vendo que nada é feito para soluciona-los optaram por não esperar pelo resultado e decidiram por então comprarem água mineral.
“Prefiro pagar caro para comprar água mineral do que beber desta água”. Diz: Josefa de Souza, moradora.
Entretanto a maioria da população de Barrocas ainda está correndo perigo de pegar alguma doença, devida que ainda continuam a beberem a água que vem do poço artesiano que fica a menos de 10 metros de uma fossa, e também de se contaminarem a qual quer momento com as águas das pias e descargas das residências caso o cano quebre.
E agora? para esses dois problemas serem realmente resolvidos, será que os moradores serão “obrigados” a colocarem água sanitária e desinfetante na água que bebem para o poder publico tomar alguma providencia?
POR: Michele Menezes, Americo Carvalho e Fram Marques
0 comentários:
Postar um comentário
Fomos obrigados a moderar os comentários devido determinação da operadora dos Blogues, pois tem pessoas levando para o lado pessoal. Podem criticar reclamar elogiar, denunciar, mas sem entrar na vida particular das pessoas. Não aceitamos ofensas, nem palavrões. Critiquem o político, que eles foram criados para levar pancadas. Obrigado pela compreensão.
Em virtude do Art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso IV, cujo caput estabelece que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato", não serão mais aceitos comentários "ANÔNIMOS".
Prezado leitor, ao emitir sua opinião, IDENTIFIQUE-SE.
Grato pela participação.